Clinica de Nutrição - Dra. Simone Vieira Siga-nos

Fases na Nutrição

Uma nutrição saudável é necessária em qualquer fase da vida. Nós temos o tratamento adequado para você.

Image

Nutrição na Gestação

A gestação é caracterizado por uma série de alterações fisiológicas que ocorre neste período. A saúde do bebê e da mãe dependerá da condição nutricional da mãe. O acompanhamento nutricional abrange a avaliação do estado nutricional da gestante antes e durante a gestação, elaboração do plano alimentar para garantir o aporte de todos os nutrientes necessários neste período além de orientar a gestante em situações comuns durante esta fase como náuseas e vômitos, constipação intestinal, entre outras.

Image

Nutrição na Infância

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança prevenindo uma série de doenças além de ser uma forma econômica e eficaz. A introdução de alimentos na dieta da criança após os seis meses de idade deve complementar as numerosas qualidades e funções do leite materno, que deve ser mantido preferencialmente até os dois anos de vida ou mais. As práticas alimentares no primeiro ano de vida constituem marco importante na formação dos hábitos alimentares da criança. Portanto, a avaliação do estado nutricional da criança é de extrema importância no sentido de evitar carências nutricionais, obesidade além de promover o seu desenvolvimento saudável. São levados em consideração os hábitos alimentares, atividade física , internações e doenças (infecciosas, anemia, desnutrição, presença de risco familiar de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e neoplasias, entre outras)

Image

Nutrição na Adolescência

Atualmente a prevalência do excesso de peso na adolescência está crescendo nas mesmas proporções dos Estados Unidos chegando a um índice de 30%. A avaliação dependerá do peso, altura e composição corporal. A obesidade deve-se em parte à carga genética mas principalmente ao ambiente e aos seus hábitos alimentares inadequados. O acompanhamento nutricional é de extrema importância não só para evitar ou tratar a obesidade mas para evitar carências nutricionais, promover o desenvolvimento saudável que poderá se propagar para a vida adulta. Na avaliação individual, são considerados a anamnese clínica e nutricional, exame físico detalhado (busca de sinais clínicos relacionados a distúrbios nutricionais), aferição dos parâmetros antropométricos, avaliação da composição corporal (antropometria e exames subsidiários) e exames bioquímicos.

Image

Nutrição na Vida Adulta

O estado nutricional expressa o grau no qual as necessidades fisiológicas por nutrientes estão sendo alcançadas para manter as funções adequadas do organismo resultando do equilíbrio entre ingestão e necessidade de nutrientes. As alterações do estado nutricional contribuem para o aumento de diversas doenças. Por outro lado, o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para variado número de agravos à saúde, dos quais os mais freqüentes são doença isquêmica do coração, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, diabetes mellitus tipo 2, osteoartrite, neoplasia maligna de mama pós-menopausa e de endométrio, esofagite de refluxo, hérnia de hiato entre outros. Para a avaliação nutricional são considerados a história clínica do paciente, exames físicos, antropometria, exames laboratoriais e histórico alimentar.

Image

Nutrição na Melhor Idade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados idosos, nos países desenvolvidos, os indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos. O envelhecimento caracteriza-se por um processo natural e individual, que ocasiona uma série de mudanças fisiológicas, metabólicas, anatômicas, sociais e psicológicas. Devido às alterações peculiares do envelhecimento, há uma tendência ao aumento do risco de desenvolvimento dos distúrbios nutricionais, como a desnutrição e a obesidade. Sendo assim, a avaliação do estado nutricional pode ser considerada uma importante ferramenta para diagnosticar precocemente os distúrbios nutricionais desencadeadores dessas doenças. Para a avaliação são considerados os hábitos alimentares, uso de medicamentos, avaliação antropométrica, avaliação da composição corporal, exame físico, avaliação de exames bioquimicos. Após a realização do diagnóstico nutricional é feita a prescrição dietética de acordo com as necessidades individuais do paciente.